CPSs (do inglês cyber-physical systems) são sistemas computacionais que se comunicam, se autocontrolam e interagem com humanos em razoável sinergia. Para isso, eles fazem uso de componentes com software embarcado, que são conectados em rede, em geral via internet, e que possuem capacidade cognitiva para cooperar e tomar decisões autônomas. Assim, os CPSs despontam como elos tecnológicos indispensáveis para a fusão entre os mundos real e virtual, servindo como base para a construção dos modernos sistemas computacionais do futuro.
Exemplos de CPS incluem redes inteligentes, automóveis autônomos, medicina 4.0, controle industrial avançado, robótica fixa e móvel, sistemas aviônicos, etc. Tópicos investigados aqui incluem tempo real, comunicação de dados, redes de sensores, internet das coisas, instrumentação, entre outros
A Engenharia Biomética é um ramo da engenharia que aplica princípios e técnicas das áreas de engenharia e de ciências exatas nas áreas de biologia e medicina, provendo meios para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
Dentre as subáreas da Eng. Biomédica e de atuação dos docentes do programa, destacam-se a Bioengenharia, Dispositivos e Instrumentação Biomédica, Processamento de Sinais Biomédicos, Imagens Biomédicas e Processamento de Imagens, Neuroengenharia e Engenharia de Reabilitação, e Informática em Saúde e Telemedicina
É um ramo da IA baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana. São métodos que automatizam a construção de modelos analíticos. Dessa forma é possível produzir, de forma rápida e automática, modelos cognitivos capazes de analisar problemas complexos, com resultados rápidos e precisos. Tais modelos podem substituir ou complementar a ação humana, identificar oportunidades lucrativas, ou evitar riscos desconhecidos.
Praticamente todos os setores da sociedade hoje fazem uso de algum método inteligente, sendo uma área inerentemente multidisciplinar com aplicações nos setores governamental, industrial, saúde, transporte, petróleo e gás, elétrico, etc. Exemplos desse tipo de sistemas incluem reconhecimento de imagens e voz, síntese de fala, previsão, computação científica, controle, robótica, sistemas elétricos, entre outros.