Rafael CArdoso
Sistemas de Controle e Processamento de Sinais, Qualidade de Energia, Geração Distribuída
Sistemas de Controle e Processamento de Sinais, Qualidade de Energia, Geração Distribuída
CV: http://lattes.cnpq.br/8148387096236908
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria em 2001, mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 2003 e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria em 2008. Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Filtragem, Identificação, Teoria de Controle, Geração Distribuída, Filtros Ativos de Potência e Qualidade de Energia. E-mail: rcardoso @ utfpr.edu.br
Página pessoal: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/rcardoso/
Busca o desenvolvimento de novas estratégias de controle, para diversas aplicações, utilizando técnicas consolidadas como PID, controle Adaptativo, lógica Fuzzy, controle Ótimo, controle Repetitivo e sistemas Ressonantes. Neste contexto, são também investigadas novas técnicas ou modificações nas existentes, para melhoria do desempenho e da robustez de sistemas aplicados. Além disso, são projetados circuitos e algoritmos, de forma a extrair informações de sinais/representações reais e/ou torná-las apropriadas para aplicações. O processamento de sinais é feito de forma analógica ou digital, utilizando principalmente técnicas de filtragem, desde circuitos com estruturas elementares até algoritmos de filtragem ótima, como Filtro de Kalman.
Aborda a geração de energia elétrica, principalmente através de fontes renovaváveis como Fotovoltaica e Eólica, próxima aos locais de consumo, geralmente inseridas diretamente nas redes de distribuição. Neste cenário são investigados os processos, como conversores CA/CC, CC/CC e CC/CA necessários para otimização da potência gerada (MPPT), sincronismo (PLL), adequação dos níveis de tensão e despacho de potência com elevada qualidade de energia.
O objetivo é estudar e desenvolver sistemas eletrônicos voltados a manutenção da qualidade de energia tais como filtros ativos de potência e dispositivos FACTS. Os estudos são voltados a compensadores de harmônicos, de reativos, de tensão, de demanda entre outros.