Emerson Giovani Carati
Sistemas de Controle e Processamento de Sinais, Geração Distribuída, Acionamentos Elétricos
Sistemas de Controle e Processamento de Sinais, Geração Distribuída, Acionamentos Elétricos
CV: http://lattes.cnpq.br/8681744957229767
Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica, com foco em controle Adaptativo e Qualidade de Energia. Desde 2003, é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Pato Branco, atuando na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Industriais e Processamento Digital de Sinais. Seus temas de pesquisa estão relacionados a controle e gerenciamento inteligente de processos e processamento digital de sinais, com aplicações em soluções para sistemas de armazenamento de energia elétrica, geração distribuída de energia (principalmente fotovoltaica e eólica), redes inteligentes e acionamentos elétricos.
E-mail: emerson @ utfpr.edu.br
Página pessoal: https://sites.google.com/view/emersoncarati/
Busca o desenvolvimento de novas estratégias de controle, para diversas aplicações, utilizando técnicas consolidadas como PID, controle Adaptativo, lógica Fuzzy, controle Ótimo, controle Repetitivo e sistemas Ressonantes. Neste contexto, são também investigadas novas técnicas ou modificações nas existentes, para melhoria do desempenho e da robustez de sistemas aplicados. Além disso, são projetados circuitos e algoritmos, de forma a extrair informações de sinais/representações reais e/ou torná-las apropriadas para aplicações. O processamento de sinais é feito de forma analógica ou digital, utilizando principalmente técnicas de filtragem, desde circuitos com estruturas elementares até algoritmos de filtragem ótima, como Filtro de Kalman.
Aborda a geração de energia elétrica, principalmente através de fontes renováveis como Fotovoltaica e Eólica, próxima aos locais de consumo, geralmente inseridas diretamente nas redes de distribuição. Neste cenário são investigados os processos, como conversores CA/CC, CC/CC e CC/CA necessários para otimização da potência gerada (MPPT), sincronismo (PLL), adequação dos níveis de tensão e despacho de potência com elevada qualidade de energia. Entre os projetos de interesse tem-se também a aplicação de algoritmos de otimização e tecnologia de informação para a configuração de redes inteligentes (smart grids).
Envolve o desenvolvimento de estruturas e técnicas para comando de máquinas e equipamentos elétricos em aplicações industriais. Entre as aplicações de interesse tem-se a concepção e implementação de sistemas de controle para motores elétricos de indução e de imãs permanentes, empregando conceitos de otimização de eficiência, controle vetorial e medição indireta de velocidade (sensorless). Ainda, também são abordadas estruturas de acionamento por inversores PWM e circuitos de instrumentação para transdução de grandezas destas máquinas, como torque, velocidade, temperatura, perdas, corrente e tensão.